Sobre a Casa dos Pais
Um espaço pensado para as carências dos mais idosos
A Casa dos Pais é uma residência geriátrica preparada para o acolher com todo o profissionalismo e dedicação indispensáveis. Encontrará um espaço com todos os serviços que necessita e com excelente ambiente.
Nos dias de hoje, e face às exigências impostas pela sociedade, as famílias são frequentemente confrontadas com situações às quais, por motivos de ordem pessoal ou profissional, não conseguem dar resposta. É em função destas contingências que a Casa dos Pais pretende ajudar a suprimir tais carências, assumindo-se como mais um elemento da família, actuando com elevados padrões de exigência e profissionalismo e respeitando sempre cada utente como um ser único e especial..
De maneira a contribuir para a comodidade dos utentes a Casa dos Pais tem um vasto número de serviços que englobam o apoio nas atividades da vida diária e nas tarefas quotidianas mais comuns, tais como alojamento; refeições; companhia; cuidados básicos e de higiene pessoal; gestão de medicação; serviço de apoio domiciliário com o qual asseguram os cuidados básicos e higiene pessoal, a manutenção dos espaços, bem como os serviços de enfermagem e as consultas médicas; centro de dia; ginástica e manutenção; acompanhamento a compromissos; serviço religioso; biblioteca; cinema; espetáculos e eventos e acompanhamento em hospitalizações, internamentos e consultas “este último serviço diferencia-nos das outras unidades deste género, pois fazemos um acompanhamento integral desde os acompanhamentos hospitalares diários aos de emergência e se houver um internamento estamos presentes todos os dias para acompanhar, articular os serviços, ver o desenvolvimento da situação clínica do utente e prestar todo o apoio necessário.
Envelhecimento Activo
No sentido de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus utentes a Casa dos Pais, diariamente, realiza as mais diversas atividades na promoção de um envelhecimento ativo, sejam estas intelectuais como físicas “com a ajuda da nossa fisioterapeuta e animadora sociocultural incentivamos os nossos seniores para a prática de trabalho físico, e também estimulamos a parte cognitiva através de jogos, trabalhos manuais como os enfeites das festividades que marcam o calendário, realizamos atividades de interesse cultural e lúdica, como pinturas, recitação de prosa e poesia, música, entre outros”.
“No que diz respeito à autonomia apoiamos que os utentes continuem, dentro do possível, a fazer as mesmas atividades que faziam antes de virem para a residência. Até mesmo no que toca a irem ao médico de família de toda a vida e ao cabeleireiro, evidente que envolve um maior esforço, mas de facto achamos, até ao momento, que o devemos continuar a fazer, até porque é uma forma de os nossos seniores manterem os laços de toda a vida passada em todas as vertentes”.