Tendo em conta a fase difícil que atravessamos, deixamos aqui algumas dicas importantes para manter uma vida saudável, em especial para idosos. Porque nunca é demais relembrar as coisas que nos fazem bem:

1) Praticar exercício físico

A atividade física atrasa o envelhecimento e ajuda a prevenir doenças e problemas comuns na terceira idade, como diminuição da coordenação motora, osteoporose, diabetes e problemas cardíacos. O ideal será fazer exercício pelo menos 3 vezes na semana.

2) Dormir bem

A privação e a má qualidade do sono podem afetar o bom funcionamento do metabolismo e acelerar o declínio cognitivo. Dormir bem pelo menos 8 horas por dia, de uma forma regular irá, com certeza, contribuir para a sua saúde.

3) Manter uma alimentação equilibrada

Ingerir alimentos saudáveis como grãos, vegetais, hortaliças, castanhas e alimentos ricos em ômega 3 podem ajudar a tratar e prevenir a perda de memória, bastante comum na terceira idade.

4) Evitar tabaco e álcool

É mais que comprovado que o álcool e o tabagismo causam danos à saúde e aumentam as probabilidades de contrair doenças como hipertensão, diabetes, Parkinson e problemas neurológicos. Se deseja envelhecer bem, o melhor será deixar esses hábitos de lado.

5) Beber 2 litros de água por dia

A água possui papel importante na manutenção da saúde. Algumas das principais funções da água no nosso corpo são: regular a temperatura corporal, eliminar toxinas e transportar nutrientes para as células do corpo. O recomendado pelos principais órgãos de saúde é consumir, no mínimo, 8 copos de água por dia, o equivalente a 2 litros.

6) Estimular o raciocínio

Exercitar o cérebro contribui para a manutenção do sistema nervoso e, consequentemente, para um envelhecimento saudável. Atividades como leitura, palavras cruzadas ou até mesmo aprender um novo idioma desenvolvem o raciocínio e previnem a perda da memória.

8) Faça check-ups regularmente

Está comprovado que prevenir é melhor que remediar. Por isso realize periodicamente exames médicos para saber se a sua saúde está em dia.

O bem-estar, aliado a hábitos saudáveis, pode garantir uma vida bastante feliz e proveitosa na terceira idade. Partilhe com os que lhe são mais próximos, para relembrar destas importantes “regras”.